domingo, 9 de agosto de 2009

Musica popular Brasileira nos anos 20

Musica popular Brasileira nos Anos 20
Pixinguinha grande nome da musica popular brasileira nos anos 20.
No Brasil, o choro havia deixado de ser somente instrumental para também ser cantado. Influenciado pelo maxixe e pelo samba, passa a ser tocado em ritmo mais veloz e alegra; surge, então, o chorinho, ou samba-choro, estilo que se espalhou pelos salões de dança cariocas. Um dos fundadores do gênero foi o compositor Pixinguinha, que ao receber o convite para tocar na sala de espera do cinema Palais montou o conjunto Os Oito Batutas. Sucesso absoluto na acirrada concorrência da sala do Odeon, onde Ernesto Nazaré se apresentava no piano, o grupo embarcou, em 1922, para uma temporada no cabaré Scherazade, em Paris. O brilhantismo da flauta de Pixinguinha consagrou-o como o primeiro divulgador da autêntica música popular.
Em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, que os Oito Batutas ganharam o mundo. Em janeiro de 22, eles foram para Europa como o primeiro regional brasileiro a sair do país para uma excursão. Foram para ficar 30 dias e ficaram seis meses. Tocaram só música brasileira para os nobres europeus. Só voltaram por saudades do Brasil e para não perder as comemorações do Centenário da Independência.
Foi também na década 20, durante algumas apresentações em São Paulo, que Pixinguinha conheceu Mário de Andrade, uma das maiores personalidades da Semana de Arte de 22. Mário queria conversar com alguém que lhe contasse coisas da macumba, de maneira que pudesse sintetizar a cerimônia colocando as diversas formas como se apresentava no país. O resultado desse encontro está no sétimo capítulo de Macunaíma, onde "negrão filho de Ogum, bexiguento e fadista de profissão" do texto, não é outro senão Pixinguinha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular
http://jornale.com.br/zebeto/2008/02/28/recordar-e-viver-92/
Leandro, Maísa e Silmara

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um imenso prazer em estudar nesta escola, pena que seja o ultimo ano!

    ResponderExcluir
  3. Meu comentario é:é que minha professora me pediu uma pesquisa falei:Axo que vou pesquisar neste site,então tem os cantores do anos 20 que são:Toquinho e outro de outros mesmo!
    Obrigado,
    tchau
    By:Larissa
    Manoela

    ResponderExcluir

Seguidores